Você Sabe Quantas Calorias Pode Consumir Por Dia?

Calorias_DiaDe repente você se depara com uma dieta que promete emagrecer 5 quilos em uma semana desde que consuma tantas calorias por dia. Excelente, não é? Nem sempre, já que muita gente ainda tem dúvidas sobre o que pode ou não consumir para chegar ao número exigido. A verdade é que a  quantidade de calorias diárias permitidas é essencial para para montar o cardápio das refeições e perder peso. No entanto, o número ideal geralmente vai depender de muitos fatores, como idade, sexo, altura, peso, e da atividade física praticada.

As tabelas de calorias das embalagens se baseiam na dieta de 2000 calorias. A caloria é uma medida de energia, e por ser muito pequena, foi natural multiplicá-la por mil, se tornando então quilo-caloria.

Explicando melhor, o corpo humano é homeotérmico, pois a temperatura é quase sempre constante e não há alteração pela temperatura do ambiente. O corpo se esforça para manter por volta de 36,7 graus, no calor ou frio. Para manter a temperatura é necessário trabalho, logo, as calorias são a energia que o corpo necessita nesse processo. E cada alimento tem um tanto de energia.

Quando há menor consumo da energia, caloria, o corpo usa apenas as estocadas no tecido adiposo, gorduras no quadril, abdômen, braços e pernas. Com menos calorias no cardápio e ainda atividade física, se gasta mais energia do que se consome, então há perda de peso. Consumindo mais do que se gasta, ocorre ganho de peso. Sabe quando você fica comendo pipoca no sofá? Então, um exemplo de mais consumo do que de gasto.

pílula do emagrecimento cactinea

Para todas as atividades no dia é necessária energia, por isso o jejum é sempre criticado. Mesmo se for para sair da cama você precisa da energia das calorias. Sabe o ditado de que saco vazio não para em pé? É exatamente isso. É tudo uma questão de comer com equilíbrio.

Para saber o quantas calorias consumir, três fatores são considerados; A taxa de metabolismo basal que é o tanto de energia que o corpo necessita para funcionar no repouso. As atividades físicas, desde pequenos esforços diários, como escovar os dentes e ainda o efeito térmico dos alimentos, o quanto de energia o corpo usa para digerir alimentos consumidos.

Neste cálculo se multiplica o tanto de calorias ingeridas diariamente por 0,10. Com os três itens é possível ter ideia de quantas calorias são permitidas por dia para consumo, e também vai depender do objetivo, como emagrecer, manter o peso ou ganhar massa muscular.

Se você procurar a ajuda de um profissional, itens como hormônios, doenças que interferem no processo de emagrecimento, genética, etc, também serão levados em consideração. É por isso que uma dieta que funciona perfeitamente para uma amiga pode não ser a melhor para você. Por isso, quanto mais você souber sobre o tanto de calorias permitidas para seu organismo, mais fácil será emagrecer. Só não vale fazer um cálculo miraculoso e ficar nas duas folhinhas de alface. O máximo que você vai conseguir é ficar doente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *