Um dos principais desafios de quem quer perder peso é o orçamento. A maioria das pessoas não pode ou não quer gastar com academia. No entanto, é possível fazer exercícios como um treino de boxe para emagrecer em casa mesmo.
Quando pensamos em boxe, logo vem a impressão de que precisa lutar com outra pessoa. Contudo, não é nada disso. Não precisa nem de um saco de pancada. Com apenas anilhas ou caneleiras e uma corda, é possível fazer este treino. Ou, se não tiver, pode ser até embalagens de alimentos com 1 ou 2kg, dependendo da sua força.
Treino de Boxe
No boxe, são usados os braços e mãos. Não existem golpes com os pés. Mas isso não quer dizer que você não deva ficar se movimentando enquanto faz cada movimento. As pernas ficam em constante movimento. Confira um exemplo de treino para emagrecer, lá do Hipertrofia:
Aquecimento: pule corda por cerca de 10 minutos. Pode ser parando a cada 2 min para descansar, até pegar o ritmo. Depois, faça 1 minuto de elevação de joelhos e 1 minuto de elevação de calcanhares.
Round 1
- Upper com Halter: para fazer esse exercício, você deve segurar os halteres – ou pesos improvisados – e fazer movimentos de socos de cima pra baixo. Você deve estar com um pé na frente do outro, e alternar os lados tanto das pernas quanto dos braços. Repita os movimentos por 3min de cada lado.
- Sombra com Halter: mantenha um braço dobrado, protegendo o rosto. Enquanto isso, soque com o outro, na altura dos ombros, até esticar bem o braço. Segure o haltere ou peso durante o soco. Alterne os braços. E mexa-se com as pernas também.
- Pêndulo na Corda: prenda a corda de um lado a outro e posicione-se ao lado. A corda deve estar na altura do queixo. Passe por baixo da corda e volte, repetindo o movimento várias vezes, até 3 minutos. Os joelhos devem baixar até 90º durante a passagem de um lado a outro. Lembrando que os pés não devem se mover muito. A intenção é trabalhar mais o tronco.
Round 2
Faça 1 minuto de prancha e 1 minuto de abdominal curto para aquecer a região.
- Abdominal Deitada: deite com os joelhos flexionados, erga as mãos até a altura do queixo e suba o tronco, socando o ar, como se tivesse uma linha diagonal. Se quiser, pode fazer com ajuda de um parceiro e socar alguma coisa como travesseiro. Repita por 3 minutos.
- Direto Embaixo: deixe as pernas bem afastadas e flexione os joelhos até 90°, quase como um agachamento. Mantenha essa posição e coloque uma das mãos protegendo o rosto. Enquanto isso, soque com a outra, até esticar bem o braço. Intercale os braços, sem mexer as pernas. Faça por 3 minutos.
Round 3:
Faça 1 minuto de polichinelo e 1 minuto de agachamento
- Jab Direto: se você tiver um saco de pancada, pode usar, mas não é essencial. Fique em pé, com os dois braços na altura do queixo, se protegendo. Mantenha uma das pernas mais pra frente. Alterne os braços fazendo movimento de soco para frente. Ter onde socar pode ajudar a ter noção da força a ser utilizada.
- Cruzado: mantenha a posição inicial do exercício anterior. Entretanto, ao invés de socar para frente, faça o movimento de soco pela lateral, na altura do ombro. Alterne os braços.
- Hook: também em pé, com uma das pernas mais à frente, proteja o rosto com uma das mãos. Com a outra, faça movimento de soco de baixo para cima, como se fosse um gancho mesmo.
Pode até não parecer, mas este treino queima muitas calorias e cansa muito. Por isso, se preferir começar aos poucos, faça 2 min de cada exercício e vá aumentando o tempo aos poucos. Garanto que o resultado vai aparecer!