Temperos Aliados da Dieta

Temperos_DietaHouve um tempo em que as pessoas acreditavam que para emagrecer, era preciso consumir alimentos sem graça e sem sabor. Contudo, a verdade é que para não desistir da dieta, é justamente o contrário. Apostar em temperos é essencial para manter refeições saudáveis e saborosas.

Uma notícia ainda melhor é que sabendo escolher quais temperos utilizar, você pode acabar encontrando novos aliados da dieta. Isso porque, utilizando os alimentos corretos, você pode acabar acelerando a queima de calorias e tornando seu emagrecimento ainda mais simples. E perder peso sem sofrimento é o que todo mundo deseja, não é!?

Para te ajudar a escolher quais temperos utilizar, saiba um pouco mais sobre os benefícios de alguns dos mais populares no Brasil:

  • Salsa: a salsa ajuda no emagrecimento pela ação diurética, e também contribui para eliminar toxinas. A dica é acrescentar a salsa em várias maneiras, como no fim da preparação do arroz, carnes, legumes ou molhos. A salsinha tem sabor neutro, combinando com todos os alimentos. Há opção de usar a salsa também para preparar chás, com um maço da planta separado para um litro de água, fazendo a infusão. E acrescentar a salsa em sucos, como no suco verde, é também interessante.

  • Alho: o alho apresenta uma grande série de benefícios saudáveis, como um dos alimentos que mais possui propriedades boas para saúde, sendo antiviral, antiinflamatório, antioxidante. Melhora a glicemia, apresenta proteção ao coração e controle da pressão arterial. Este tempero de muitas funções auxilia na restauração do equilíbrio do organismo, sendo ótimo para queimar mais gordura. A dica é consumir o alho cru, aproveitando melhor os nutrientes.

  • Vinagre de Maçã: de acordo com pesquisa da Universidade do Arizona, com publicação na revista Diabetes Care, foi observado que depois da ingestão de 2 colheres de sopa do vinagre de maçã com diluição em água, anteriormente ao almoço e jantar, os participantes emagreceram em torno de 2 quilos, no mês. O fato acontece pela ajuda na redução dos picos de insulina e nível da glicose depois das refeições ricas por carboidratos. Os picos de insulina são contra a perda de peso, pois em ocasião de absorção rápida do carboidrato pelo sistema digestivo, o nível no sangue eleva-se de forma súbita. Daí é liberada muita insulina pelo pâncreas, com baixa drástica dos níveis de glicose no sangue, com hipoglicemia reativa e a sensação da fome. A dica é adicionar o vinagre de maçã nas saladas e temperar carnes brancas. Não são perdidas propriedades deste tempero com aquecimento.

  • Azeite: segundo pesquisa realizada pela Universidade de Viena, Áustria, e Universidade Técnica de Munique, Alemanha, a conclusão foi que azeite de oliva auxilia o emagrecimento. Foram apontados compostos de aroma do azeite como os responsáveis para este processo, com capacidade de regular saciedade. Depois da refeição, a sensação da saciedade varia conforme diversos fatores, mas o nível de açúcar no sangue influencia muito. Mais rápido este nível vai caindo, e quanto mais rápido é absorção da glicose do sangue pelas células, antes a fome surgirá. A conclusão da pesquisa é de que o azeite de oliva apresenta substâncias de aroma que diminuem a absorção da glicose do sangue para células do fígado.

Vale dizer que, assim como todos os alimentos de sua rotina alimentar, é importante não exagerar, especialmente nos azeites. A dica é aproveitar os temperos para deixar suas refeições mais saudáveis, lembrando sempre de comer com calma e saborear bem os alimentos, evitando assim comer demais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá,

    Realmente emagrecer já foi bem mais díficil, mais este teu blog contém dicas incríveis sobre emagrecimento.

    Quase impossível não emagrecer com umas dicas dessas.

    Parabéns mesmo pelo o ótimo conteúdo.

    Att,Robson Araújo