Às vezes a gente faz a dieta certinho, treina pesado na academia e… nada! É super frustrante subir na balança e não ver muita diferença, mas sabia que isso não quer dizer que não emagreceu?
Algumas pessoas que querem perder poucos quilos não conseguem perceber essa diferença, isso acontece porque você troca a massa gorda por massa magra. O seu peso pode continuar o mesmo, mas agora você gastou toda a massa gorda que tinha e trocou pela massa magra.
Entenda melhor o que é cada uma dessas massas:
-
Massa gorda – É o peso de gordura que temos no corpo. É a massa que você quer perder, ela também é importante para o corpo, mas deve ser encontrada em quantidades ideais. O excesso de massa gorda é responsável por causar diversos males à saúde.
-
Massa magra – É composta de músculos, ossos, órgãos vitais, líquidos corporais. Quanto maior nossa % de massa magra no corpo, maior e mais rápida é nossa perda calórica.
Quando você começa uma dieta e faz exercícios físicos, troca a gordura por músculos, até porque não dá para aumentar o peso dos ossos e órgão vitais. Mas como falamos, você só não vai ver diferença na balança se tem pouco quilos para perder. Nesse caso, é sempre muito importante ficar atento às medidas.
Para quem precisa perder muito peso, os resultados vão aparecer mais facilmente na balança. Ainda assim, as medidas precisam ser observadas também. Isso acontece porque 1kg de massa magra ocupa muito menos espaço do que 1kg de massa gorda. Ou seja, você só vai notar que está visualmente menor com ajuda da fita métrica ou das roupas mais antigas mesmo.
E se você não estiver vendo nenhum, pode ser interessante procurar um endocrinologista. Algumas doenças prejudicam nosso emagrecimento, mas o importante é continuar sempre com muita disciplina e fé que os resultados virão.