Quantos Quilos Pode Engordar na Gravidez?

Todo mundo sempre fala que gravidez significa comer por dois e isso está longe de ser verdade. Sim, você precisa de mais nutrientes para a formação do bebê, mas isso não quer dizer que você possa engordar livremente durante a gestação.

Na verdade, muita gente tem até dúvida sobre quantos quilos pode engordar na gravidez e a verdade é que não existe um número exato infalível. O que existem são fatores que devem ser levados em consideração para determinar o mais seguro e saudável para cada mulher.

Quanto Pode Engordar na Gestação?

Quando se fala em comer mais durante a gestação, o foco deve ser em cuidar para ingerir mais nutrientes. Quando você se sente com carta branca para comer muito e de tudo, pode acabar prejudicando seu organismo e o do bebê. Entenda como lidar com o aumento de peso:

  • Quantos Quilos: desconsiderando variáveis, geralmente se considera normal engravidar de 9 a 15kg durante toda a gestação. Esse valor, no entanto, não é apenas de gordura. A mulher naturalmente acaba tendo uma retenção líquida maior, o útero muda de tamanho, as mamas crescem, e tem também o peso do bebê. A reserva de gordura para amamentação é importante, mas não pode ser excessiva.

  • Massa Corporal: para uma mulher que já está acima do peso, esse número precisa ser calculado através do IMC antes da gestação. É importante não engordar muito para que a mãe não acabe desenvolvendo diabetes gestacional ou alguma doença hipertensiva. O cuidado precisa ser redobrado, com acompanhamento especializado.

  • Cuidados com o Bebê: quando a mãe engorda além do normal para o seu metabolismo, o bebê pode desenvolver problemas como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças do coração. A alimentação materna influencia diretamente no desenvolvimento do metabolismo da criança.

Houve uma época em que se acreditava que a mulher tinha que ficar em casa, deitada, sem qualquer atividade física. Agora, porém, estudos já comprovaram que exercícios físicos feitos da maneira correta são seguros e necessários durante a gestação.

No primeiro trimestre da gravidez, os cuidados devem ser mais intensos e sempre com acompanhamento especializado. Uma regra geral é sempre lembrar de não fazer nenhum exercício que acelere o coração. Logo, você pode fazer caminhadas leves, treinar sem carga na academia, procurar hidroginástica para gestantes, entre outros. Cuidar do peso durante a gravidez pode fazer uma imensa diferença após o nascimento do bebê.

Lembrando sempre que você nunca deve se exercitar sem ser liberada pelo médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *