Em todos os artigos que você já leu na sua vida sobre emagrecimento, sem dúvida deve ter visto alguns com a seguinte frase; “coma fibras para que seu intestino trabalhe bem” ou “as fibras ajudam o intestino a trabalhar melhor, eliminando assim as toxinas, ajudando a diminuir a gordura corporal“. E isso não poderia ser uma verdade maior. Quem tem uma alimentação pobre em fibras geralmente tem prisão de ventre, que pode causar muitos problemas.
Quando o intestino não trabalha bem por um longo tempo, ele pode trazer alguns males como diverticulites, hemorroidas e até câncer devido à exposição prolongada do conteúdo das fezes na parede do intestino.
Dessa forma, tanto para quem deseja emagrecer como para quem quer um corpo saudável, é importante manter o intestino funcionando corretamente:
1ª dica – esqueça os laxantes – muitas pessoas costumam fazer uso de laxantes para melhorar o funcionamento do intestino. Esse tipo de medicação traz um bom alívio, porém, depois de um tempo de uso, poce causar um efeito contrário, deixando o intestino mais lento do que antes.
O laxante faz o intestino perder o sentido natural e se viciando, ficando acostumado a trabalhar apenas quando tiver ingerido essa medicação. Depois de um bom tempo, além de ficar acostumado a funcionar apenas com o laxante, pode causar problemas mais sérios, chegando a exigir uma lavagem estomacal.
2ª dica – beba bastante água – Quem consome pelos menos 2,5 litros de água por dia, consegue ter o intestino funcionando bem. A água hidrata muito o intestino, mas se for associada às fibras da alimentação, contribuem para a formação das fezes, facilitando sua eliminação.
A água ajuda muito na eliminação das toxinas, na manutenção da temperatura corporal e na eliminação de gordura. Tenha sempre alguma garrafa com água na sua bolsa, beba sempre que for necessário e mesmo sem ter sede. Quando alguém sente sede é sinal que o corpo já está entrando em estado de desidratação.
Essas são algumas dicas de como ter o intestino funcionando saudavelmente. Amanhã você confere mais dicas sobre como evitar a prisão de ventre.