Nessa semana muita gente foi pega de surpresa com algumas declarações de Bruna Marquezine. A atriz revelou que tomava laxante para emagrecer. Com isso, acabou tendo problemas de saúde. E é preciso mesmo ficar atento a esse tipo de prática.
Antes de qualquer coisa é preciso entender que laxante é um remédio. Embora a gente compre sem receita na farmácia, ainda se trata de um medicamento. Indicado para prisão de ventre, os laxantes fazem uma limpeza no intestino. Quando isso acontece, é como se a barriga parecesse mais vazia. Por isso, muita gente acaba achando que emagrece, o que não é verdade.
Riscos de Usar Laxante Para Emagrecer
Todo e qualquer remédio tomado sem indicação médica tem risco. No caso dos laxantes, seu uso prolongado pode trazer várias consequências. Uma delas é aumentar o inchaço. Sim, depois daquela sensação de barriga mais seca, a retenção de líquidos volta com força total. No entanto, outros riscos são ainda mais sérios.
Quem abusa dos laxantes pode acabar viciando o organismo. Dessa forma, a evacuação só será estimulada com remédios. Também pode acontecer uma deficiência de nutrientes. Como o intestino será constantemente esvaziados, até mesmo bactérias importantes podem acabar sendo eliminadas desnecessariamente. Ou seja, o corpo vai acabar não absorvendo nutrientes, ficando inclusive sem defesa. A baixa imunidade pode acarretar o aparecimento de outras doenças.
Paralisia intestinal, arritmias cardíacas, síndrome do intestino irritável, pancreatite, fadiga e até aumento no risco de ter câncer de cólon. Essas são outras consequências de quem toma laxante para emagrecer. Cólicas, dores, mal estar, entre outros, também estão na lista deste uso
Bruna Marquezine e o Uso de Laxante
Em um desabafo em seu Instagram, Bruna Marquezine contou que o uso laxante foi acompanhado de depressão. Apesar de ser uma das mulheres mais desejadas do Brasil, a atriz não gostava de seu corpo. Com muitas críticas sobre estar gorda, ela acabou recorrendo ao LactoPurga para parecer mais seca. Em pouco tempo, teve crise depressiva e precisou fazer tratamento especializado. Ela também teve problemas na tireoide.
Atualmente mais magra, Bruna conseguiu recuperar sua saúde mental e física. Após deixar o laxante de lado, optou por emagrecer com ajuda de um nutricionista. Agora, garante que come normalmente, sem precisar correr esse tipo de risco.