O sal não tem calorias e portanto, não engorda. Essa afirmação é verdade em parte, já que o sal não tem mesmo caloria e não engorda, porém, faz você ganhar peso sim. Isso acontece por que ajuda o organismo a reter água, aumentando o peso e o volume corporal, além de aumentar a pressão arterial.
Este é o segredo da maioria das dietas radicais e rápidas, que prometem um emagrecimento de até 1 quilo por dia. Essas dietas têm em seus cardápios, pouco ou nenhum sal e contemplam alimentos diuréticos. Assim, fazem você eliminar água, diminuindo o peso corporal, que é recuperado tão logo você comece a se alimentar normalmente e especialmente, a usar o sal.
As dietas hipossódicas foram desenvolvidas por médicos e especialistas, com foco principal nas pessoas com pressão alta e outros problemas vasculares. Contudo, observou-se que a médio e longo prazo as dietas hipossódicas também promovem o emagrecimento real. A razão é que os altos níveis de sódio em nosso corpo provêm normalmente de alimentos calóricos e pobres em fibras, especialmente de alimentos industrializados, como os encontrados nos fast food, nas refeições prontas, nas prateleiras das padarias e supermercados, etc. Assim, se você aderir a uma dieta pobre em sal, com certeza também vai estar aderindo a uma dieta de baixas calorias, com alimentos mais saudáveis, que estão associados à perda de peso e à saúde.
Em geral, ós adicionamos sal de cozinha durante o cozimento e o preparo dos alimentos, mas isso corresponde apenas a cerca de 20% do sal que ingerimos. Os outros 10% são da própria constituição do alimento e pasmem, 75% do sal que ingerimos vêm da fabricação dos alimentos. Produtos industrializados adicionam sal para conservar e realçar o sabor dos alimentos. O sal, na forma de cloreto de sódio – “Na”, está na composição de quase todos os produtos industrializados que consumimos.
Desta forma, uma dieta hipossódica é uma dieta rica em alimentos naturais, que contenham fibras, preparadas com pouco sal e eliminando os produtos industrializados.
Isso significa eliminar a maioria dos refrigerantes, inclusive os diet, light ou zero, e até a água mineral, pois todos eles têm sódio em sua composição. A dica é não cortar o sal radicalmente de sua dieta, mas gradativamente e ir substituindo e experimentando outros temperos. Comece a usar ervas frescas ou secas, como manjericão, cebolinha, erva cidreira, alecrim, tomilho, manjerona, orégano ou coentro, especiarias como a pimenta, pimenta, gengibre, açafrão, vinagre balsâmico, suco de limão, vinho, etc. O seu gosto vai mudar gradativamente e você vai redescobrir o sabor dos alimentos.