Atualmente o mercado de alimentos oferece uma infinidade de opções para quem está de dieta ou quer manter o corpo saudável e bonito. No campo das bebidas, as opções não são menores, e as gôndolas dos supermercados oferecem refrigerantes light, diet, zero, além de chás enlatados, águas aromatizadas e refrigerantes com menos gás. Mas com tantos produtos fica difícil de escolher a mais adequada, por isso vamos tentar auxiliar na escolha.
Os refrigerantes tradicionais contém grande quantidade de açúcar em sua composição e são altamente calóricos. Os refrigerantes, assim como os alimentos diet, foram desenvolvidos para pessoas com problemas de saúde que não podem consumir determinada substância. Assim os refrigerantes diet são menos calóricos mas não são indicados para quem está de dieta.
Os refrigerantes light e zero são específicos para quem quer uma bebida de baixa caloria. As duas formas são semelhantes, sendo que a definição “zero” surgiu no ano de 2005 por uma questão de marketing, direcionada ao público jovem e masculino, já que o termo light estava associado à imagem feminina. Assim, refrigerantes light e zero são similares e ambos tem pouquíssimas calorias, ideal para quem está de dieta.
As águas aromatizadas, definidas com aditivos “bio, plus, active, entre outros” são, na verdade, água mineral com adição de aromatizantes e adocicantes que sugerem alguma fruta. São enriquecidos com vitaminas e sais minerais, ou seja, são saudáveis mas engordam. Os nutrientes dessas bebidas são facilmente encontradas em uma alimentação saudável. Já os refrigerantes aromatizados com menos gás são uma versão dos refrigerantes light e zero, enriquecidos com vitaminas. As propagandas associam esse produto às águas minerais, mas na verdade eles são refrigerantes e não água.
Já os chás enlatados, especialmente o chá verde que é muito consumido por quem está de dieta é de baixa caloria, portanto não engorda, e mantém as suas propriedades inalteradas, com o mesmo efeito do chá in natura. Contudo, vale a pena ler o rótulo desses produtos, pois eles também contém outras substâncias artificiais como conservantes e edulcorantes.
Manter o corpo hidratado é fundamental, afinal 50 a 75% do nosso corpo é formado de líquidos. Dessa forma, se você está na rua e quer beber alguma coisa, o chá em lata, um refrigerante light ou zero ou uma água aromatizada podem até ser uma opção deliciosa e perfeita, mas esse hábito não deve ser incorporado à sua rotina, sob pena da sua saúde sofrer as conseqüências.
Luciana Maria da Conceição silva disse:
Adorei essa matéria
Malu disse:
Adorei essa matéria. Me esclareceu várias coisas.
anderson disse:
gostei da materia mas acho que ainda nao a nada mais saldavel do que agua mineral ,um verdadeiro liquido deixado por deus cem por cento saldavel,mas valeu a dica!
kelle disse:
Adoro seu artigos…
andréia padilha disse:
olá sônia
boa noite
eu gostaria de saber se eu fazer dieta mas continuar tomando refrigerante , a minha dieta vai por âgua a baixo?
Maria Delciza Mazzi Spadacio disse:
Oi Sonia, esta recomendação foi ótima obrigada Maria Delciza
adriana disse:
adorei esse artigo me tirou muitas duvidas…
maria rosa furlan disse:
BOM DIA SONIA, GOSTEI DE MAIS DESSA MENSAGEM. OBRIGADO