Você pode não lembrar de quando ainda estava na barriga da sua mãe, mas acredite, o corpo dela lembra muito bem! Para muitas mulheres, é na gravidez que o peso começa a aumentar, mudando completamente a nossa forma física. Por isso, mais do que qualquer pessoa, você precisa ajudar sua mãe na dieta, para que ela possa ter a mesma auto-estima de antes de você nascer.
Claro que não estamos dizendo que você tem alguma obrigação com o sobrepeso da sua mãe. Nossa intenção aqui é te lembrar que o carinho e o apoio de um filho pode fazer toda diferença. Quando estamos acima do peso, às vezes a rotina não ajuda muito e acabamos deixando a vaidade de lado, passando a cuidar apenas da casa, da família, entre outros.
Para evitar que isso aconteça e que sua mãe sofra com a obesidade, aprenda a ajudá-la durante o emagrecimento:
-
Conversa: tem coisas que apenas um familiar muito próximo pode dizer, então, se você está vendo que sua mãe precisa perder peso, prepare-separa conversar com ela sobre isso. Mas, nada de acusações, hein?! Incentive a fazer caminhadas e se ofereça para ir junto à academia se for o caso. Mas nunca diga que está gorda.
-
Detalhes: sabe quando você diz que adora uma mãe fofinha? Está na hora de parar. Quando você atribui o excesso de peso a uma qualidade, fica mais difícil perceber os riscos do sobrepeso.
-
Refeições: more você com sua mãe ou não, é preciso tomar cuidado com as guloseimas que você compartilha com ela. Se você tem um metabolismo acelerado e gosta de comer batata frita, ótimo! Mas nada de levar para casa e ficar oferecendo. Ficar na dieta é difícil, mesmo quando não parece.
-
Espionar: não seja um espião dos hábitos de sua mãe! Você não está cuidando do emagrecimento dela, está ajudando e dando apoio. Portanto, nada de cara feia ou de tentar dar algum flagrante. Confiança é tudo. Ela precisa agir por si mesma.
-
Empatia: uma das coisas mais importantes quando alguém está de dieta é fazer o máximo para entender que ninguém engorda porque quer. Não feche os olhos para as dificuldades da sua mãe e esteja sempre ao seu lado, sem julgamentos, lembrando que aquela gordurinha acumulada na barriga pode ter começado a aparecer quando você nasceu.
Para encerrar, lembre-se que o que sua mãe mais precisa é do seu amor. Não do seu presente ou do almoço calórico no dia das mães, só o amor. Então, pode até fugir da dieta no próximo domingo, mas vá com calma!