Dicas Para Uma Caminhada Perfeita

Caminhada_PerfeitaA caminhada é o exercício mais fácil e barato que existe. Sem exigir muitas habilidades, para praticá-la é preciso apenas um bom par de tênis, roupas confortáveis e uma garrafinha de água.

Contando com vários benefícios para a saúde, a caminhada melhora o humor, faz bem ao coração e ainda emagrece. Isso, é claro, se for praticada como um exercício físico. Não basta passear aleatoriamente e esperar que os resultados venham. É necessário dedicação e empenho na hora de sair às ruas ou subir na esteira.

Se você não sabe como fazer da caminhada uma atividade física, confira as dicas abaixo e tente melhorar seu condicionamento físico:

  • 1ª dica –tenha um frequencímetro ou um pedômetro – com esses aparelhos você pode saber a distância percorrida e o tempo gasto. O frequencímetro ainda pode te ajudar a calcular as calorias perdidas e como está a sua frequência cardíaca.

  • 2ª dica – tenha uma frequência – você pode caminhar apenas 30 minutos, três vezes por semana, menos que isso não irá fazer tanta diferença na sua vida. Cada pessoa tem um condicionamento físico, mas pode sempre ir aumentando e melhorando. Então, mantenha uma frequência de treino, de tempo e velocidade e vá aos poucos aumentando.

  • 3º dica – procure solo irregular – caminhar em solo irregular faz usar músculos que não são usados quando você caminha em uma esteira ou num terreno liso. Agora, é importante que você fique atento aonde pisa, pois caso contrário pode ter alguma lesão, levar algum tombo e acabar sendo prejudicado.

  • 4ª dica – tenha uma meta – não é porque o treino é de caminhada que você vai ficar dando um mesmo número de voltas no seu quarteirão a vida toda. Vá aumentando gradualmente a velocidade, a quilometragem e o tempo de treino. Ter uma meta é importante para que você não fique entediado fazendo a mesma coisa todos os dias. Se tiver uma meta, com certeza em pouco tempo você vai se surpreender com a melhora do seu preparo físico e com a sua superação diária.

  • 5ª dica – faça outro exercício – se você quiser queimar mais calorias e fortalecer os músculos das pernas, pode intercalar o treino de caminhada com subir escada (a do seu prédio ou mesmo de algum local que tenha bastante degraus), e pode também intercalar com uma corrida. Não precisa ser no mesmo período de tempo, mas você pode caminhar por 5 minutos e dar uma corridinha fraca (trote) por 1 minuto. Com certeza seu rendimento vai aumentar e irá emagrecer mais rápido.

Qualquer que seja seu objetivo, lembre-se de sempre manter-se hidratado. A perda de peso precisa ser saudável, para evitar o efeito sanfona. Quanto mais você se cuidar, melhores serão os seus resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tudo pode estar certo, especialmente para quem está a começar.

    A minha experência de praticante muito ativo de BBT que já fui, mais a minha experiência de Caminheiro que sou. Posso dizer que deve caminhar essencialmente em grupo orientado, pela Natureza, com afinco, com alegria, companheirismo, entreajuda e muita generosidade com quem ainda não dispõe das mesmas competências.
    Não pense nunca, que vai Caminhar para emagrecer! Pense que vai Caminhar para ser Feliz! Para reencontrar e abraçar os seus Amigos que lhe querem bem. Para conversar e auscultar, para apreciar como a sua Amiga e Amigo estão Bonitos e Felizes!

    Não fale nunca de doenças! ( Só se precise mesmo de desabafar um caso pessoal ). Fale de tudo que não prejudique ninguem .. fale inclusivé de banalidades.
    LM

  2. estou caminhando a dois meses ; estou me sentindo muito bem acho que ja posso almentar meu percurso , adorei as dicas