Dicas para Sentir Menos Fome

Menos_FomeMuitas dietas famosas funcionam muito, com resultados rápidos graças a um cardápio restritivo. Mas a verdade é que, apesar de darem certo, nem sempre elas são a melhor opção, já que deixam com fome, o que não é uma sensação muito agradável, não é?

Para emagrecer com saúde não é necessário se sentir faminto o dia todo. O ideal é buscar maneiras para ter um emagrecimento sem sofrimento. Quanto mais restritiva for a dieta, maiores serão as chances de você desistir no meio do caminho ou acabar sofrendo com o efeito sanfona, já que vai recuperar o tempo perdido e comer mais do que deve.

Controlar a fome é muito importante no processo da perda de peso, e as dicas seguintes são muito práticas para te ajudar a emagrecer mais facilmente:

  • Respeitar o Café da Manhã: É importante não pular o café da manhã. A dica é levantar mais cedo para ter o café da manhã como prioridade. O desjejum é responsável pela renovação dos nutrientes, aumentando os níveis de açúcar no sangue e controlando a fome do resto do dia. 

  • Comer Mais Vezes: O segredo dos magros é comer com mais freqüência, sem exageros. Há quantidade máxima dos nutrientes para absorção pelo corpo por vez. O ideal é fazer refeições menores a cada 3 horas, por exemplo. Dessa forma, o corpo aproveita muito cada refeição, e o nível do açúcar pelo sangue é mais estável, com apetite controlado e energia adequada.

  • Consumir Fibras: As fibras são aliadas para controle da fome, e os vegetais são excelentes opções. Couve flor e brócolis são ricos em fibras, e possuem poucas calorias, para sensação da saciedade prolongada. Os itens integrais, como pão e arroz integrais, possuem mais fibras que os refinados, com efeito maior para saciedade. E a digestão é mais demorada, contribuindo para sensação prolongada.

  • Beber Muita Água: A água é considerada moderadora do apetite saudável. A sede é, no geral, confundida com fome. São indicados alimentos contendo muita água também para sensação da saciedade, e com poucas calorias. A dica é preparar refeição com tomate, alface e pepino, ou salada de frutas com pedaços de laranja, morango e melancia.

  • Comer Devagar: É importante comer devagar, o cérebro necessita em torno de 10 minutos a mais que o estômago para entender a mensagem de satisfação. Comendo de maneira muito rápida, a mastigação é atrapalhada e às vezes se está satisfeito, mas sem perceber. A dica é terminar a refeição com sensação simples de saciedade.

  • Dormir Bem: De acordo com estudos, as pessoas que apresentam sono de 5 horas ou menos para cada noite, possuem 50% mais risco para obesidade, comparando com pessoas que dormem de 7 a 9 horas. A tese provável dos pesquisadores é que a falta do sono atinge hormônios que têm relação com apetite, resultado em ganho de peso. E maior o tempo acordado, o consumo aumenta também, logo, a indicação é dormir o suficiente.

Seguindo dicas simples como essa, sua dieta pode apresentar melhores resultados ao longo do tempo. Conforme seu corpo se acostume a não sentir fome, mais fácil será manter um cardápio saudável e sem exageros. Basta ter disciplina e não exagerar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não me ajudou muito.
    Eu preciso perder 12kg e perder gordura.
    Talvez comendo menos eu consiga perder ao menos 2kg.