Quem acompanha famosas fitness como Gracyanne Barbosa conhece a cinta modeladora de treino. Elas estão super na moda. Os espartilhos e corselets também ganharam novo fôlego. Mas, será que eles ajudam a emagrecer?
Antes de qualquer coisa, é preciso entender que o que emagrece é o gasto maior do que a ingestão de calorias. Não existe milagre. Existem muitas maneiras de acelerar este processo, mas as cintas, espartilhos e corselets não estão nesta lista.
O Que Fazem as Cintas, Espartilhos e Corselets
No caso de Gracy, a cinta ajuda a dar sustentação durante os exercícios. Além disso, dá uma falsa sensação de que a cintura está diminuindo.
Na verdade, quando se usa corselets ou corsets com tiras muito apertadas, o que acontece é que a costela é empurrada pra dentro. Nosso corpo tem as chamadas costelas flutuantes, que são as mais afetadas com esse tipo de enlaçamento. Quando se usa um espartilho muito apertado e por muito tempo, a caixa torácica acaba se deformando. Ou seja, você ganha sim uma cintura mais fina, porém, sem afetar seu peso. E, mais importante, podendo fazer mal para a sua saúde.
Quando Usar Cinta, Espartilhos e Corselets
O uso desse tipo de acessório não precisa, no entanto, ser descartado da sua vida. As cintas têm função importante após cirurgias, por exemplo. E podem também dar aquela salvada na autoestima. Há dias em que a gente quer servir naquele vestido sem se preocupar com as dobrinhas e tudo bem. O que não pode acontecer é esse uso atrapalhar o cotidiano.
Existem casos em que até mesmo a respiração acaba prejudicada por roupas tão apertadas. Por isso, o ideal é que tanto espartilhos quanto cintas sejam utilizadas como adereços ocasionais. No caso das cintas de treino, é interessante procurar ajuda especializada para compreender se é necessário.