Reeducação Alimentar – Dicas Para Emagrecer Com Saúde I

Reeducação Alimentar - Dicas Para Emagrecer Com Saúde IFazer uma dieta saudável não significa que você precisa abrir mão de todos os prazeres da boa mesa ou mesmo que você precisa ingerir 100% de todas as vitaminas e sais minerais todos os dias.

Para emagrecer, melhorar a saúde do seu corpo e prevenir doenças, o ideal é optar por um estilo de alimentação saudável, que possa lhe acompanhar pelo resto da vida. Uma reeducação alimentar deve ser incorporada gradativamente à sua vida, priorizando ingestão de um número de calorias compatível com suas necessidades físicas e com seu estilo de vida.

Para isso, é essencial:

  • Comer proteínas suficientes para seu peso corporal;
  • Ingerir quantidades corretas de ácidos graxos ômega-3;
  • Eliminar o máximo possível alimentos industrializados de sua alimentação.
  • Comer fibras suficientes, carboidratos de baixo índice glicêmico e alimentos ricos em antioxidantes;

Esses são os elementos chave de qualquer programa de reeducação alimentar ou dieta para emagrecimento. Algumas outras dicas também podem lhe auxiliar nesse processo, que vai conduzir a uma vida saudável e um corpo em forma:

  • Alimentos ricos em fitonutrientes precisam ser incluídos em sua dieta, coma pelo menos 5 porções de frutas e vegetais coloridos por dia;
  • Coma pelo menos 2 porções de peixe rico em gordura, especialmente salmão, sardinha e arenque, fresco ou enlatado (pode parecer estranho, mas amasse as espinhas do salmão enlatado e das sardinhas e coma com o peixe, para obter cálcio extra);
  • Na hora de comer carne, escolha as partes mais magras dos animais de carne vermelha, frango e porco. Evite carnes prontas, salsicha, “carnes misteriosas” dos hambúrgueres de lanchonetes de fast-food e bacon, pois todos esses estão cheios de conservantes e gordura;
  • Elimine o ácido graxo trans de sua alimentação, eles são encontrados nas margarinas, molhos para saladas e fritura. Ao ver a palavra “hidrogenado” em uma lista de ingredientes, significa que a comida possui ácidos graxos trans.
  • Ao usar óleo para cozinhar, utilize principalmente gorduras monoinsaturadas, como azeite de oliva e óleo de canola;
  • Coma regularmente algumas castanhas (mas não uma mão cheia de uma vez), principalmente nozes, castanhas-do-pará e amêndoas, elas são ricas em óleos saudáveis assim como em sais minerais importantes;

No próximo artigo, “Reeducação Alimentar – Dicas Para Emagrecer Com Saúde II”, você confere mais dicas para transformar sua vida, emagrecendo e ganhando saúde, inserindo hábitos saudáveis e simples em sua rotina alimentar.

O Que Você Achou?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  1. graciane silva disse:

    nao posso fazer exercicio pois tenho asma grave mais engordei muito com os remedios pesso ajuda .

  2. Neide Aparecida Alves disse:

    Bom Dia! Eu gostaria de receber os processos de como fazer ou iniciar uma reeducação alimentar, já faz um mes iniciei aulas de airobica e outros.Preciso de reeducar minha alimentação.
    Desde já muito obrigada.

    Neide um gramde abraço