Obesidade Mórbida

obesidade morbida Obesidade Mórbida
Obesidade Mórbida

A obesidade é quando o acumulo de gordura no corpo humano ultrapassa aos padrões físicos e estruturais do corpo. A obesidade não é mais considerada apenas como um problema estético, é elencada como uma doença crônica e atualmente é um problema de saúde pública em muito países do mundo, especialmente nos Estados Unidos e no Brasil onde o numero de obesos tem aumentado de maneira alarmante.

 

A obesidade é uma doença cronica e progressiva, tem relação genética e apresenta elevado índice de co-morbidade que pode levar ao óbito, ou seja, de doenças associadas e decorrentes, que podem levar o paciente ao óbito, como diabettes, hipertensão, alguns tipos de câncer  e muias outras.

A pessoa que sofre de obesidade também comumente sofre também o preconceito dos outros, que facilmente julgam e afirmam que é só fechar a boca para emagrecer. Mas não é tão simples assim, pesquisas já comprovaram que existem muitos outros fatores envolvidos na obesidade, e talvez um dos fatores determinantes seja mesmo a genética, associada a pré-disposição biológica,  fatores culturais, étnicos, habitos alimentares e estilo de vida.

A pessoa é considerada obesa quando seu IMC – Indice de Massa Corporal ultrapassa o valor de 30, sendo a seguinte a fórmula do cálculo:  IMC = peso / (altura)². Com essa fórmula qualquer pessoa pode definir seu estado, de acordo com uma classificação universal estabelecida pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

Classificação IMC
  • Abaixo do peso
Abaixo de 18,5
  • Sobrepeso
25,0 – 29,9
  • Obesidade grau I
30,0 – 34,9
  • Obesidade grau II – severa
35,0 – 39,9
  • Obesidade grau III – mórbida
A partir de 40

A obesidade mórbida é o grau mais severo de obesidade e apresenta grande risco a vida do paciente, pois segundo as estatísticas a doença leva 300 mil americanos ao óbito anualmente enquanto no Brasil são cerca de 100 mil pessoas. Nesse estágio, dependendo das condições gerais do paciente as cirurgias de redução do estomago são indicadas, porém não são a solução definitiva do problema, pois as pesquisas comprovam que depois de estabelecida, a obesidade requer tratamento durante toda a vida, com acompanhamento médico e nutricional.

A melhor arma contra a obesidade ainda é a prevenção, assim desde cedo nossos jovens devem aprender a se cuidar e evitar engordar entrando no circulo dos temiveis efeitos sanfona, engorda e emagrece.  É preciso estar atento entre a diferença de estar um pouco acima do peso e entrar no quadro da obesidade, até chegar a obesidade mórbida.

O que você achou? Comente!

  1. silva disse

    tenho 30 anos e 1,58 de altura e peso 72 k tenho feito muitas dietas mais n consigo emagrece pois sempre nois final de semana eu bebo,vivo na suica e onde eu morro n tem academia e como aqui e muito frio n tenho coragem de fazer caminhada por favol me ajunde estou desesperada com essa situacao mal consigo subir uma escada pois ao chega em cima fico muito casada,se vc poderem fazer algua coisa por me ajude obrigado silva.

  2. leidyane disse

    oi!!! meu nome e leidyane tenho 20 anos e peso 120Kl e passar por isso por mim ver assim,e com todo preconceito ao meu redor eu qro mudar meus abtos de “vida” estava entrando em depresao e graçãs a Deus me lenvai e tomei essa decissão!espero q vcs possam me ajudar!conto com vcs!

  3. disse

    eu tenho 21 anos peso 187 kilos tenho 1.83 metreos preciso tratamento algo pra tem uma vida saudável , tenho sonhos objetivos na minha vida quero trabalhar não consigo por que estou muito gordo , eu não aguento fazer exercícios por minha coluna doe muito hidro ginastica não consigo fazer por que não consigo sair da piscina pela escada tenho dificuldades de sair e entrar na piscina

  4. Graziela disse

    olá, eu tenho 27 an0s, tenho 3 filhos e foram todos cesárias a mais nova tem 3 anos. sempre fui gordinha, mas dessa vez engordei demais e não estou conseguindo emagrecer, tenho 1,68 de altura e peso 1,20 kilos. Trabalho das 22:00 horas até 06:00 da manhã e meu entervalo para comer é das 02:00 às 03:00 da madrugada. Não tinha costume de comer nesse horário e trabalho todo tempo em pé. vocês podem me ajudar dando uma dica de uma dieta que funciona para mim nessa nova rotina da minha vida. Há e só consigo dormir por poucas horas de manhã . Muito Obrigada!

  5. luane disse

    ola… estou com 96 kilos e 1,65 alt nao consigo fazer dieta de jeito nenhum ja tomei remedios para emagrecer e nada adiantou preciso saber se posso fazer a cirugia bariatrica pois minha obsidade e severa grau 2… preciso mto de ajuda.

  6. Camilla disse

    Sonia, me ajuda … Minha irma tem obesidade morbida. Ela mede 1.60 e pesa 150 kg. Ela sabe q tem q emagrecer, mas nao faz nada para isso. Ela e linda, mas eu ja tentei de tdo p/ ela emagrecer… Sei q isso depende dela, mas como faço p/ incetivar ela?

  7. renata disse

    Eu preciso de ajuda,tenho 1,57m e 90,0 k estou na faixa de obeso severo to de dieta a 15 dias9dieta da desassociação) e não perdi nenhum kilo to ficando desesperada minhas colegas do trabalho começaram junto comigo e ja emagreceram e eu não por favor me ajude

  8. disse

    Olá Sônia tudo bem ? Eu tenho 14 anos , e sexta-feira eu fui ao médico estou com 1,60 e com 110kg , não sei o que eu faco estou desesperada a doutora me passou vários, enxames , eu sou muito ansiosa e por isso eu como , mais eu cansei de ficar desse jeito , eu entrei no teu sete e vi , por favor me ajuda . Obrigado

  9. sandra cristina de paula disse

    ola eu nao como tanto mas por eu esta passando por um momento dificil da minha vida ,muito nervosismo entao por ansiedade eu como sem fome principalmente doce e faz 9meses que eu estou passando por esse poblema e eu engordei 15 kilo a mais eu tenho 1,68 e estou com 85kilo.se puder me ajude obrigado.

  10. paloma rocha disse

    ola, estou desesperada tenho 21 anos, 1 filho e estou muito acima do meu peso. tenho 1,70 d altura e 103 kg estou muito nervosa e preciso de ajuda para conseguir eliminar esse peso a mais na minha vida, por favor se ouver alguem disposto a me ajudar por favor agradeco.. nao quero mais ser gorda, quero ter uma vida normal e saudavel para criar meu filhor e viver por muitos anos ainda gente estou desesperada, alguem pode me ajudar.. minha altistima esta la em baixo e nao sou mais como era…… mais uma vez´peco q me ajudem por favor….

    • Sabrina! disse

      Olá Paloma, tudo certo? Eu não sou especialista nem nada disso, mas como você, tenho problemas com a balança (sempre tive) tenho 21 anos e pesava 121 kg. É difícil, querer emagrecer todas nós queremos, mas QUERER de verdade é outra coisa.. Nunca foi fácil para eu emagrecer, sempre perdia uns 2 kg ficava suuper feliz e acabava descontando essa felicidade toda em uma pizza enorme rs’ então a primeira coisa que eu mudei foi a minha alimentação (não prive um gordinho de comer porque ele vai ficar irado!) e comigo não foi diferente rs’ os primeiros dias eu passei super mau, fiquei irritada, mas continuei firme e forte. E conheci até então uma força em mim que eu não sabia que existia. Só de eu mudar minha alimentação no primeiro mês eu eliminei 4 kg! Fiquei suuuper feliz, é pouco, mas é importante reconhecer o seu esforço! Depois disso me impus uma rotina diária de exercícios (sempre com muito cuidado, porque eu estava, ainda estou, acima do peso, então tinha que ter um cuidado redobrado com os joelhos..) 30 min. de academia (Curves! Academia das mulheres rs’ ela não é muita puxada mas é ótima, pois ensina o seu corpo a gostar do exercício, e se acostumar com ele) mais 45 min. de caminhada. Nos primeiros dias.. Depois eu adicionei uma aula intensa de Kickboxing aeróica (Tae Bo, uma mistura de boxe, artes marciais e aeróbicas) e Musculação! (Quem diria! O maior exercício que eu fazia antes era com os dedos jogando videogame haha’) Toooodo dia, todo santo dia, da mesma maneira que você come todo dia, você tem que queimar na mesma intensidade. Eu ainda estou com sobrepeso, mas estou com 113 kg, e pra mim é uma vitória, nem me lembro qual foi a ultima vez que eu pesei isso! Mas uma coisa é fato, não basta querer tem que FAZER, emagrecer não é fácil, permanecer dentro da linha não é fácil, as tentações estão logo ali.. o que você tem de fazer é encontrar essa força “adormecida” dentro de você e correr atras! Não fique esperando pelos outros (alguém ir caminhar com você, alguém ir na academia com você..) NÃO! Você tem que depender unicamente de você, a primeira mudança é dentro, e externo só vai ser um reflexo dessa mudança.. Melhor dica ever, procure um nutricionista E UMA ACADEMIA, o regime não faz milagre rs’ tem que malhar, tem que ralar!! Tem que ter fé no seu potencial e tem que acreditar nisso, acreditar que consegue, eu acreditei e mim e consegui, e você, acredita??

    • LETICIA CRISTINA disse

      MINHA MÃE COMPRA RA MINHA IRMANZINHA,COMPRA NA FARMACIA NORMALMENTE SEM RECEITA E FACIIL!! SO Ñ SEI SE FUNCIONA MESMO!!!RSRSRS VAI Q COLAAA……

  11. Maria disse

    Preciso de ajuda para emagrecer ,minha altura 158 peso 105kg estou nervosa, nem subtramina está fazendo efeito, tenho pressão alta, e tb já estou com problema de coluna. também estou pensando em operar estômago. Me oriente, me ajude.bjs.

  12. Tatiane disse

    Obrigada Sônia por todas essas dicas maravilhosas ,pois elas me dão forças diárias pra seguir a difícil caminhada…bjssssssssssss

  13. magali disse

    ola sonia tudo bom? eu estou adorando ter seus emails sempre que abro meu pc. eStou com obesidade 1o. grau, 82 kl tenho filhas gemeas que devem estar com uns 90 a 100 kls, elas tem 23 anos, e naão estou conseguindo emagrecer nada, para incentiva-las , me ajude por favor, caminho todos os dias 1 hr, como pouco, mas q uando chega na hr do almoço, depois eu quero comer doce de todo geito, chego até a ficar triste sem o danado do doce, estou tomando xenical, mas n adianta muito. bjs

  14. Andréia SSilva disse

    Bom dia.
    Sônia socorro!!!
    Eu ja estou na obesidade severa, meu indice deu 36 . Tenho 1,65 de altura e estou pesando 98kgs.
    Estou desesperada, ja não sei mais o que fazer. Socorro!!!
    Prometi que semana que vem vou iniciar a dieta japonesa e ver no que dá.
    Torça por mim. Se tiver alguma dica melhor ou alguma dieta mais poderosa, me ajude por favor.
    Sua mensagens diárias tem sido encorajadoras, obrigada.
    Beijos e Feliz pácoa!

  15. Márcia disse

    olá sonia tudo bem?estou com medo não estou conseguindo emagrecer,estou tomando o Fitns à nove dias eu sei q ainda e cedo,mais estou muito anciosa.Minha barriga esta um pouco grande,eu faço abdominais,mais eu preciso mesmo e perder peso e não consigo seguir nada direito,vc pode mim ajudar,não quero ficar obesa eu já estou com sobre peso o q eu faço.beijoss

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *