Gengibre Para Emagrecer

O gengibre – Zingiber officinale – é uma planta herbácea originária da Ásia, que foi levada para a Europa na época das Cruzadas e daí se espalhou para o resto do mundo; sendo conhecida e cultivada também no Brasil, especialmente nos estados de Santa Catarina, Paraná e no Sul de São Paulo,  onde as condições climáticas são propícias.

A planta é conhecidas pelas suas inúmeras propriedades terapêuticas que resultam da ação de seus diversos componentes, além disso, recentemente estudos tem ressaltado a ação do gengibre também como um auxiliar nos processos de emagrecimento, pois a planta é considerada como termogênica, ou seja, ele aumenta a temperatura do corpo e como conseqüência aumenta também o metabolismo, que se acelera para queimar energia e gordura. Assim, nutricionistas tem indicado o consumo de gengibre associado à dieta de emagrecimento. Seu consumo pode ser feito de várias formas, especialmente no tempero dos alimentos e também como chá.

Receita De Chá de Gengibre: corte um pedaço da raiz do gengibre (cerca de 6 cm) em pequenos pedaços e coloque em uma caneca. Despeje por cima 1 litro de água quente (não fervente, pois tira o efeito do gengibre), tampe e deixe descansar por cerca de meia hora. Tome ao longo do dia, pode ser gelado ou em temperatura ambiente, de preferência após as refeições.

As propriedades do gengibre são muito amplas, e o chá de sua raiz é usado no tratamento da gripe, resfriado, tosse, congestão nasal, cólicas menstruais, diarréia, vômito e muitas outras indicações. Os banhos e compressas com gengibre são indicados para dores de cabeça, dores na coluna e gota. Também são feitos xaropes à base da planta para combater infecções de garganta, sendo que diversos cantores, locutores e profissionais que necessitam de sua voz revelam que costumam mastigar um pequeno pedaço diariamente. Já os óleos feitos à base de gengibre são indicados para tratamentos de artrites, contusões e problemas de coluna. Como ele é considerado um alimento quente, quando ingerido aquece o baço, o estômago e os pulmões, e dessa forma tem excelentes resultados para expelir secreções, combater dor abdominal e esquentar as extremidades do corpo. Também são atribuídas ao gengibre propriedades como desintoxicante, bactericída, estimulante e afrodisíaco.

Com todos esses benefícios para a saúde e a boa forma do organismo, o consumo do gengibre passa a ser indicado no cardápio diário, podendo ser usado também em pratos doces e salgados, seco, fresco, em conserva ou cristalizado, existindo diversas receitas com a planta. Um exemplo são os pratos japoneses, em que o suco de gengibre é utilizado para temperar frango.

Assim, quem está iniciando uma dieta para emagrecer, deve adicionar o gengibre no cardápio, pois com certeza vai acelerar o seu emagrecimento.

 

O Que Você Achou?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  1. zeilda disse:

    Eu faço o uso do gengibre mas fazia o chá apenas com o gebgibre, lendo está matéria acabei encontrando a receita do chá com outros ingredientes e simplesmente adorei.

  2. Julia disse:

    Olá Sonia,

    Excelente artigo, eu uso gengibre no meu dia a dia já algum tempo e tem sido excelente, todas as mulheres deveriam começar a usar, antes de sair buscando qualquer dieta da moda que sae todos os dias na midia.

    Obrigada pela dica. Bjs.

  3. ANA CRISTINA DELMIRO disse:

    Eu uso gengibre na preparação dos sucos de frutas frescas. Fica excelente no suco de limão, laranja, maracujá e goiaba. Ainda não fiz com chá mate gelado. Deve ficar gostoso, também. Falta experimentar com outras frutas. Bato a fruta no liquidificador com 1 l de água e açúcar, juntamente com um pedaço de gengibre. Passo pela peneira e acrescento gelo. Fica uma delícia. Ponha a quantidade de gengibre que seu paladar aceitar. Aqui em casa, o pessoal gosta de sentir o sabor da raiz.

  4. Esmeralda ramos de oliveira disse:

    Sobre o gengibre adoro na salada bem picadinho…agora sobre o chá eu fervo na agua com alguns cravos…tá errado….pois aqui fala em abafar!!!!!!

  5. ESTER disse:

    estou tomando gengibre no suco de abacaxi pela manha e ja emagreci 3 kl alem de ser uma delicia obrigada pela dica amei bjus

  6. Sâmela Gomes Faria Cavalcante disse:

    Muito boa essa matéria, com certeza irei aderi-la ao meu cardápio diário!!!:)

  7. Claudna disse:

    Acredito q a raiz já é a propria especiaria. Valeu Sonia pela dica. Vou comprar e fazer o teste…
    Obrigada!

  8. Valnice disse:

    Adorei a dica do chá, e já comecei a tomar e achei muito gostoso, logo darei notícias sobre os resultados, beijos.

  9. Lis disse:

    Não sei se foi o gengibre, que consumo diariamente em molho para salada, mas o fato é que já eliminei 2 kg. E além de tudo o molho é super gostoso!

  10. gloria vilas boas disse:

    amiga sonia estou muito agradecida a voce pela suas dicas. acho que ja perdi algumas gramas. bjs gloria

  11. Patricia disse:

    Ola Sônia faz cerca de duas semanas que começei a tomar chá de gengibre com chá verde mais ta dificil de ver resultado espero que o chá me ajude bjs

  12. elen disse:

    pra fazer o xá tem que ser a raiz não pode ser o gengibre mesmo ?onde encontro a raiz? adoro receber a dicas de dietas..obrigada

  13. eliane pereira de moraes disse:

    oi sonia estou curtindo muito suas dicas ja consegui emagrecer 2 kilos,sonia gostaria de saber cmo faço para compra o maxburn e se posso paga o produto na entrega do produto pois nao trabalho com cartao bjoss aguardo sua resposta

  14. antonio de souza disse:

    Sonia, muito obrigado pelas dicas que você continua me enviando e por favor pode continuar me envinado estás dicas que você tomar conhecimento.OBRIGADO,OBRIGADO,OBRIGADO. Um abraço e Até.

    • maria creuza oliveira santos disse:

      OLÁ QUERIDA…EU JÁ ESTOU COMENDO UMA RAIS INTEIRA POR DIA…POIS TENHO 1.57 DE ALTURA E 77 DE PESO KG, SE REALMENTE O EFEITO DO GENGIBRE FOR ISSO TUDO QUE ÓTIMO..OBRIGADOOOOOOOO A TODOS(AS E FICAM COM DEUS.

  15. Rosana Alexandre disse:

    cara sonia ,estou tomando ja 2 semana do diet ainda em mim não fez nenhum efeito , estou meia decepciona mas vou seguir ate o fim com os 4 frasco , isso pq eu estou em dieta bebendo muita gua e malhando , mas esta dificio.

  16. ramos e ramos disse:

    Cara Sonia

    Obrigada por suas orientações eu as tenho lido.
    Quanto a gengibre, que por sinal sempre gostei do saber exótico, de momento não estou podendo pois a uns 3 meses desenvolvi uma “hipertensão”, a qual desejo retornar a anterior q. era de 12×8. Abraços em luz sempre.