Gengibre Para Emagrecer

Gengibre Emagrecer Gengibre Para Emagrecer

O gengibre – Zingiber officinale – é uma planta herbácea originária da Ásia, que foi levada para a Europa na época das Cruzadas e daí se espalhou para o resto do mundo; sendo conhecida e cultivada também no Brasil, especialmente nos estados de Santa Catarina, Paraná e no Sul de São Paulo,  onde as condições climáticas são propícias.

A planta é conhecidas pelas suas inúmeras propriedades terapêuticas que resultam da ação de seus diversos componentes, além disso, recentemente estudos tem ressaltado a ação do gengibre também como um auxiliar nos processos de emagrecimento, pois a planta é considerada como termogênica, ou seja, ele aumenta a temperatura do corpo e como conseqüência aumenta também o metabolismo, que se acelera para queimar energia e gordura. Assim, nutricionistas tem indicado o consumo de gengibre associado à dieta de emagrecimento. Seu consumo pode ser feito de várias formas, especialmente no tempero dos alimentos e também como chá.

Receita De Chá de Gengibre: corte um pedaço da raiz do gengibre (cerca de 6 cm) em pequenos pedaços e coloque em uma caneca. Despeje por cima 1 litro de água quente (não fervente, pois tira o efeito do gengibre), tampe e deixe descansar por cerca de meia hora. Tome ao longo do dia, pode ser gelado ou em temperatura ambiente, de preferência após as refeições.

As propriedades do gengibre são muito amplas, e o chá de sua raiz é usado no tratamento da gripe, resfriado, tosse, congestão nasal, cólicas menstruais, diarréia, vômito e muitas outras indicações. Os banhos e compressas com gengibre são indicados para dores de cabeça, dores na coluna e gota. Também são feitos xaropes à base da planta para combater infecções de garganta, sendo que diversos cantores, locutores e profissionais que necessitam de sua voz revelam que costumam mastigar um pequeno pedaço diariamente. Já os óleos feitos à base de gengibre são indicados para tratamentos de artrites, contusões e problemas de coluna. Como ele é considerado um alimento quente, quando ingerido aquece o baço, o estômago e os pulmões, e dessa forma tem excelentes resultados para expelir secreções, combater dor abdominal e esquentar as extremidades do corpo. Também são atribuídas ao gengibre propriedades como desintoxicante, bactericída, estimulante e afrodisíaco.

Com todos esses benefícios para a saúde e a boa forma do organismo, o consumo do gengibre passa a ser indicado no cardápio diário, podendo ser usado também em pratos doces e salgados, seco, fresco, em conserva ou cristalizado, existindo diversas receitas com a planta. Um exemplo são os pratos japoneses, em que o suco de gengibre é utilizado para temperar frango.

Assim, quem está iniciando uma dieta para emagrecer, deve adicionar o gengibre no cardápio, pois com certeza vai acelerar o seu emagrecimento.

 

Goji Actives a Base de Goji Berry

Comentários

  1. Gengibre

  2. ANA CRISTINA DELMIRO disse:

    Eu uso gengibre na preparação dos sucos de frutas frescas. Fica excelente no suco de limão, laranja, maracujá e goiaba. Ainda não fiz com chá mate gelado. Deve ficar gostoso, também. Falta experimentar com outras frutas. Bato a fruta no liquidificador com 1 l de água e açúcar, juntamente com um pedaço de gengibre. Passo pela peneira e acrescento gelo. Fica uma delícia. Ponha a quantidade de gengibre que seu paladar aceitar. Aqui em casa, o pessoal gosta de sentir o sabor da raiz.

  3. Esmeralda ramos de oliveira disse:

    Sobre o gengibre adoro na salada bem picadinho…agora sobre o chá eu fervo na agua com alguns cravos…tá errado….pois aqui fala em abafar!!!!!!

Seu Comentário

*

Comente!