Dieta do pH

Dieta PH Dieta do pHHá muito tempo vem se falando do índice de pH no sangue como uma das causas da obesidade e também como uma possível solução para estes problemas. No entanto, a maioria das pessoas ainda não sabe ao certo o que se trata o pH e muito menos como fazer para manter ele sob controle. Nesse artigo, você vai conhecer os principais resultados de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e com detalhes sobre a importância de manter o equilíbrio do pH no sangue, facilitando assim o processo de emagrecimento.

Antes de qualquer coisa, é essencial explicar que pH é o índice que mede se um meio é ácido ou acalino. Segundo pesquisadores, o pH do sangue pode ser uma das principais causas da eterna briga que algumas pessoas mantém com a balança, submetendo-se a inúmeras dietas sem nunca conseguir resultados satisfatórios e duradouros.

Do ponto de vista científico, o pH saudável para o organismo é em torno de 7,4 – alcalino, e qualquer alteração nesse nível pode desencadear diversos problemas diferentes, como alergias, depressão e excesso de peso. Em qualquer alteração no nível de pH, o organismo dá sinais de alerta e provoca disfunções. Atualmente estima-se que mais de 90% das pessoas que vivem nos grandes centros urbanos sofrem com alterações do pH, que se torna ácido em virtude da poluição do ar, pois o gás carbônico é alcidificante. Além disso, o estresse também altera o metabolismo e faz com que o organismo produza substâncias ácidas que entram na circulação, como a adrenalina, por exemplo.  Outro fator que auxilia no processo prejudicial são os hábitos alimentares atuais, com alto consumo de comidas industrializadas, ricas em conservantes e outras substâncias que produzem gases ácidos que também são absorvidos pelo sangue.

Como resultado, a tendência é que as pessoas tenham pH cada vez mais ácido, influenciando diretamente no metabolismo e no funcionamento de todo o organismo, especialmente nas glândulas responsáveis pela renovação e eliminação dos líquidos e fluidos orgânicos, que são imprescindíveis para emagrecer com saúde.

Uma das formas mais eficientes de manter o índice de alcalinidade no organismo é através de uma alimentação equilibrada e correta, predominantemente alcalinizante. Isso é fundamental para recuperar e para manter os índices saudáveis e permitir a perda de peso e a manutenção da boa forma física, o que também é muito importante para ter o equilíbrio emocional e evitar depressões.

Manter o pH alcalino requer alguns cuidados especiais com a alimentação, pois em cada organismo tanto a mucosa do estômago, como a da boca possuem pHs diferentes que reagem com os alimentos. Assim, a variação de pHs no organismo leva a uma recomendação básica na dieta do pH: não misturar proteínas e carboidratos na mesma refeição, assim como evitar ingerir líquidos durante a ingestão de alimentos.

No próximo artigo: Dieta do pH – Cardápio, você confere um cardápio alcalinizante, que pode servir de base para sua dieta, permitindo que você emagreça e mantenha a forma, com saúde e muita disposição, não perca.

Envie Seu Comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *