Alimentação Inteligente

Prato Saudavel Alimentação InteligenteUm antigo ditado já nos ensinava o que os médicos e nutricionistas modernos nos confirmam, o homem que se alimenta corretamente toma café da manhã como um rei, almoça como um burguês e janta como um mendigo”. Porém, a maioria de nós se alimenta de maneira totalmente invertida.

É comum sairmos para o trabalho ou para a escola sem tomar café da manhã, almoçar qualquer coisa preparada rapidamente, muitas vezes até um lanche (fast food) e jantam fartamente, como verdadeiros reis, pois é no jantar que muitas famílias se reúnem e esta acaba sendo a principal refeição de muitas pessoas.

Precisamos lembrar que além do relógio que controla a nossa agenda de compromissos, o nosso relógio interno também impõe necessidades ao nosso corpo. Assim quando acordamos, precisamos ingerir alimentos saudáveis e nutritivos para preparar, abastecer nosso corpo para as atividades do dia. Ao meio dia também, devemos nos alimentar bem, ingerindo carboidratos, proteínas e fibras para se manter disposto e ativo. Contudo, por volta das 19 horas, independente da nossa rotina e do horário que nós costumamos dormir, o nosso metabolismo começa a diminuir e nosso corpo se preparar para o repouso, assim a alimentação deve ser leve, sendo inclusive esse o melhor horário para o jantar.

No intervalo entre essas três refeições você deve fazer lanches leves, com 1 fruta, 1 xícara de chá, avelãs, iogurte e alimentos que auxiliam a manter o nível da glicose mais estabilizado, evitando momentos de desânimo e fadiga e tornando mais fácil você controlar o que vai comer na próxima refeição.

Jantar cedo e moderadamente é uma forma de se alimentar corretamente e em harmonia com o seu relógio interno. Favorece o ritmo do seu metabolismo, garantindo uma boa digestão, melhor assimilação dos nutrientes, evitando sobrecarregar o fígado, distúrbios do sono e também evitando o inchaço matinal, tão comum quando jantamos fartamente. Boas opções são composições com frutas da época bem maduras e orgânicas de preferência, iogurte, leite de soja, pão integral, queijo cottage, sopas, caldos e outros alimentos, em lanches leves e nutritivos. São alternativas saudáveis que promovem a reorganização do nosso organismo, pois ao nos alimentarmos em harmonia com o nosso relógio interno naturalmente vamos perder peso e o metabolismo vai ser acelerado, e em pouco tempo nosso organismo assimila as mudanças nos nossos hábitos alimentares e restaura as suas funções.

Muitas pessoas emagrecem e adquirem boa forma física com mudanças simples e inteligentes como essas, experimente!

O que você achou? Comente!

  1. UDSON NERI disse

    Bom dia, você é otima a cada dia que passa vem mostrado grande conhecimento sobre o assunto. será possivel uma dica sobre queimadores de gordura e suplementos alimentares?

  2. Mira disse

    Sonia todos nós sabemos que o correto seria
    o que vc falou nessa reportagem, mas somos teimosas.
    tentarei falzer de hoje em diante o correto.
    vc estar de parabéns, tudo que vc faz é perfeito
    e as dicas são otimas!!
    um forte beijo e que Deus continue te iluminando para
    ajudar muita gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *